13 de maio, 2021

Peregrino da Esperança e da Paz voltará de novo a Fátima

Papa Francisco visita Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2023. Intenção foi revelada pelo presidente da República depois de uma audiência no Vaticano. Igreja portuguesa destaca importância mundial de Fátima

artigo-papa.jpg


Carmo Rodeia

O regresso do Papa Francisco a Fátima, em 2023, é uma “enorme alegria” e o  “reconhecimento da importância de Fátima para o mundo”. Foi desta forma que os responsáveis da Igreja em Portugal, e do Santuário de Fátima em particular, reagiram ao anúncio que o presidente da República fez sobre a vontade expressa de o Santo Padre regressar a Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude, a decorrer em Lisboa, em agosto de 2023.

“É para nós motivo de enorme alegria esta afirmação do papa de que pretende vir a Fátima em 2023. Pretende voltar a Fátima, uma vez que tivemos a alegria de contar com a sua presença por ocasião do centenário das aparições, em 2017”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

No final da audiência privada com o papa no Vaticano, no dia 12 de março, na sequência da sua reeleição, Marcelo Rebelo de Sousa revelou que Francisco além de ir a Lisboa quer estar também em Fátima: “Foi, como tinha sido há cinco anos [depois de Marcelo ter sido eleito pela primeira vez chefe de Estado], uma ocasião para ver como o papa está atento a tudo. [...] Falou, como é evidente, da ida a Portugal, em 2023, a Lisboa e a Fátima – acrescentou logo – nas Jornadas Mundiais da Juventude”, afirmou o presidente da República.

“Saber hoje, depois do encontro com o senhor presidente da República, que o papa pretende voltar a Fátima”, por ocasião da JMJ, “é, de facto, motivo de grande regozijo, e o Santuário prepara-se, obviamente, para o receber de braços abertos”.

“A própria JMJ tem um tema mariano – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – e, por isso, nos diz muito e toca muito a vida do Santuário”, adiantou o padre Carlos Cabecinhas, destacando: “Esta é já a nossa opção pastoral para este período” até à JMJ que “se vê agora coroada com esta notícia”. Em novembro de 2020, o Santuário de Fátima anunciou que iria sintonizar os próximos três anos da sua ação pastoral com a preparação da JMJ.

“Para nós, significa também prepararmo-nos para o acolher da melhor forma e, sobretudo, para vivermos esse momento de forma intensa, ajudando os peregrinos a experimentarem a proximidade não só de Maria, mas também a proximidade do sucessor de Pedro”, acrescentou o reitor.

O bispo da diocese de Leiria-Fátima, o cardeal António Marto, considerou por seu lado que esta intenção do Papa Francisco é um reconhecimento da importância de Fátima para o mundo: “A intenção do papa é, certamente, um motivo de orgulho para todos os cristãos do nosso país e mais um reconhecimento da importância que Fátima tem para o mundo inteiro”, afirma D. António Marto.

Na mesma declaração, o bispo António Marto adianta: “a diocese de Leiria-Fátima congratula-se com a possibilidade da visita do Papa Francisco a Fátima por ocasião da Jornada Mundial da Juventude que irá realizar-se em Lisboa em 2023, comunicada pela Presidência da República”.

“Neste momento é apenas uma expectativa dependente da programação daquele que é o maior evento mundial de encontro de jovens”, ressalva o bispo.

Também o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, destacou a importância que o Papa Francisco dá a Fátima e à devoção mariana: “Fátima tem uma projeção no mundo católico, em todo o mundo, que é muito grande. Reconhecemos a importância que o papa dá a Fátima e à devoção a Maria, não simplesmente no espírito de devoção a Maria, mas naquilo que significa o papel e a importância da mulher na Igreja que ele tem realçado”, afirmou D. José Ornelas, também bispo de Setúbal. De resto, o presidente da CEP afirmou não ter ficado surpreendido com este anúncio, que “era esperado”, admitindo que a maioria dos jovens que irá a Lisboa quererá ir também a Fátima.

O Papa Francisco esteve no Santuário de Fátima pela primeira vez, em maio de 2017, numa visita de menos de 24 horas, para presidir às celebrações do centenário dos acontecimentos de Fátima e à canonização de Francisco e Jacinta Marto, duas das crianças que em 1917 afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova de Iria.

Esta foi a sexta visita de um papa ao Santuário de Fátima. Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010) foram os anteriores pontífices a visitar Portugal.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.